Qual a diferença entre HD e SSD?

Vale a pena trocar seu HD por um SSD?

SSD ou HDD: qual é a diferença

Tanto o HD quanto o SSD são unidades de armazenamento de dados, mas eles possuem diferenças cruciais entre si.  A primeira delas está no próprio modo como operam. Enquanto o disco rígido é uma das poucas peças de computador que funciona de forma mecânica, o SSD é eletrônico. Por conta disso, o SSD é menor que um HD, mas também é bem mais rápido.   Embora ambos sejam classificados como unidades de armazenamento de dados, saber exatamente qual é a diferença entre HD e SSD é de suma importância para qualquer pessoa. Seja na hora de comprar uma máquina nova ou mesmo na escolha do local onde os arquivos serão salvos, é importante conhecer qual é a melhor opção.


O que é um HD?

Os HD, ou disco rígido, pode ser considerado o mais tradicional entre os dois modelos uma vez que a sua utilização vem de longa data.  HD ou HDD é uma sigla em inglês para Hard Disk Drive,  traduzido no Brasil para Disco Rígido.  Trata-se de um dispositivo cuja memória não é volátil e, por conta disso, permite o armazenamento permanente de arquivos.É por essa razão que é no HD que são instalados os programas e o sistema operacional e, uma vez gravados,  eles não são apagados quando a máquina é desligada.



HDD x SSD


No HD a leitura é feita por uma cabeça com um conjunto de ímãs, situada na ponta de um braço mecânico . É por conta disso que essas peças são tão sensíveis e movimentos bruscos podem fazer com que essa cabeça de leitura fique desalinhada, comprometendo a leitura ou a gravação das informações.

Sendo assim, como ele possui várias peças mecânicas, está sujeito a problemas graves em caso de quedas, batidas e vibrações constantes.  


O que é um SSD?

 
O SSD (Unidade de Estado Sólido, em português) é um tipo de armazenamento mais rápido e silencioso que os HDs  convencionais de computadores e notebooks. O componente é essencial e garante mais velocidade em todas as tarefas,  desde ligar o sistema até carregar programas e jogos.  Por ser um processo totalmente eletrônico, o acesso e salvamento de arquivos pode ser dezenas de vezes mais rápido. Isso porque estou mencionando os modelos de SSD mais convencionais e antigos. Peças compatíveis com a tecnologia NVMe, por exemplo, chegam a ser quase cem vezes mais rápidos que um HD convencional.


Tabela comparativa

Por que os SSDs são úteis para notebooks?

Como sua natureza não é mecânica, os SSDs requerem menos energia, o que se traduz em melhor duração da  bateria.  Eles também são resistentes a impactos.  Os discos rígidos têm partes móveis. Se você deixar o notebook cair é provável que o cabeçote de leitura/gravação de um disco rígido esteja em movimento o que pode corromper os dados gravados. Isso não acontece com o SSD.

Enfim, o SSD é mais rápido, mas resistente, gasta menos energia e tem se tornado cada dia mais acessível.

Interessado em trocar seu velho HD por um SSD?  Fale conosco clicando aqui.