Dúvidas Comuns aos Cartuchos de Tinta Recarregados

Entenda melhor o que acontece

Temos mais de 20 anos de experiência na área de informática.  Começamos com a recarga desde que ela surgiu no Brasil, e desde então, colecionamos um monte de dúvidas dos nossos clientes, uns mais compreensíveis, outros nem tanto.

Vamos colocar as questões mais comuns.  Se tiver alguma entre em contato que a gente atualiza o post.


1) Meu cartucho é novo, nunca foi recarregado e não ficou boa a recarga.

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que NENHUM CARTUCHO foi feito para ser recarregado.  Eles foram feitos para serem descartáveis!  Isso mesmo, eles NÃO DURAM PARA SEMPRE!  Os fabricantes trabalham dia após dia buscando maneiras de impedir a recarga.

O principal motivo disto acontecer - existem outros - é o armazenamento do cartucho.  Deixar ele em lugares muitos quentes ou deixá-lo muito tempo vazio faz com que ele seque e tenha os seus bocais entupidos impedindo que a recarga fique boa.


2) Carreguei meu cartucho mas quando o coloco na impressora recebo o aviso de que está vazio.

Nenhuma impressora possui um medidor de tinta dentro do cartucho.  Não funciona como o tanque de gasolina de um carro.  O software da impressora faz uma estimativa do consumo de tinta e vai atualizando a informação.  Na tentativa de impedir a recarga, alguns modelos identificam que o cartucho ainda é o mesmo, ou seja, a impressora entende que o cartucho não foi trocado, então a informação de que está vazio continua.  Se você consegue imprimir então sua recarga ficou perfeita.


3) Meu cartucho durou pouco.

Essa é bem comum, inclusive para cartuchos novos.  A quantidade de tinta usada é de acordo com o que é impresso.  Portanto, uma simples carta comercial de 5 linhas gasta bem menos tinta do que gráficos e fotos.  Sendo assim, dependendo do que estiver imprimindo a carga do cartucho pode acabar em poucas horas.  Vale lembrar também que alguns cartuchos cabem apenas 1,5 ml de tinta em vez dos 40ml que vinham, por exemplo,  no cartucho preto da HP série 600 - quem se lembra?

Outro fato importante é que sua impressora limpa os bocais dos cartuchos (o preto e o colorido) antes de imprimir e nesse processo ela gasta tinta.  Por isso o seu cartucho colorido acaba mesmo quando você está imprimindo apenas em preto.


4) A impressora não reconhece meu cartucho.

A causa mais comum disso ocorrer é a queima do cartucho.  Como dissemos no início, o seu cartucho não foi feito para ser eterno e por isso possui uma durabilidade limitada.  Nesse caso será necessário adquirir um novo cartucho.


5) Não desejo ter nenhum tipo de problema como esses.

Se você realmente não deseja ter nenhum tipo de problema com cartucho a melhor chance disso acontecer é somente comprando cartuchos novos e, de preferência, originais.



As dúvidas são muitas, algumas muito parecidas, com causas semelhantes e não seria possível esgotar o assunto aqui.

Se tiver dúvidas pode entrar em contato.  Se for relevante sua dúvida atualizaremos nosso post.